1º e 2º anos encerram projeto
Com o tema: ”Letras por toda a
parte... Palavras a desvendar...”, as professoras Maria Lúcia do 1º ano e
Tanise do 2º ano iniciaram o trabalho do novo projeto para suas turmas. O
trabalho iniciou na metade do mês de maio e foi até a metade de setembro.
Com o intuito de tentar resolver os
problemas da falta de interesse das turmas por estudar e o grande número de
crianças que ainda não reconheciam o som e as letras é que as professoras
pensaram neste projeto.
Como primeira atitude as professoras
resolveram mudar o ambiente do corredor onde se localizavam as salas de aula
das duas turmas. Como era escuro, sem graça e na maioria das vezes depósito de
entulhos, elas resolveram organizar um grande painel na parede. Para tanto usaram
alfabetos variados, palavras, desenhos, vários tipos de letras e figuras para
animar e incentivar as crianças. O resultado foi uma parede repleta de material
de pesquisa que encantou as crianças.
O
segundo momento foi contar a história: O aniversário do Seu Alfabeto, de Amir
Piedade organizando uma festa com bolo, suco, chapeuzinhos, balões e um painel
de letrinhas. A partir daí as professoras realizaram várias atividades com as
turmas, sempre observando o nível de cada grupo de criança.
O término do projeto
culminou com o desfile organizado pela escola nas ruas dos Bairros Tancredo
Neves e Colonial, em comemoração ao mês de aniversário da escola. Neste dia as
crianças fizeram uma pequena encenação do que contava o livro O aniversário do
Seu Alfabeto.
Algumas
atividades que as professoras realizaram a partir da história:
*Hora
do conto entre o 1º e 2º anos
.
*
Discussão sobre a história.
*Ficha
do livro (registro no caderno)
A)
Título:
B)
Autor:
C)
Ilustrador:
D)
Editora:
E)
Assunto do livro:
*Texto
coletivo.
*Perguntas
sobre o livro:
*
Painel: O que cada letra trouxe de presente para o seu Alfabeto?
*
Painel com os presentes que cada criança trouxe para o seu Alfabeto.
*
Desenho da história utilizando uma técnica.
*
Caçada de palavras no texto coletivo (palavras significativas).
*Registrar
por escrito as palavras no caderno.
*As
palavras que puderem ser ilustradas com desenho o fazer.
*Separar
em sílabas as palavras e contar o número de sílabas.
*Escrever
em ordem alfabética as palavras.
*Desenho
das letras animadas (letra inicial do nome)
*Trabalhar
com o convite que está no livro.
*Trazer
para a escola vários convites para analisar e fazer um painel.
*Música:
Nosso alfabeto
*Receita
de Nega Maluca.
*Trabalhar
o texto da receita, para que serve, como é escrito.
*Trabalho
em grupo para elaborar receitas de bolos:
-
bolo da amizade
-
bolo da paz
-
bolo do amor
-
bolo da esperança
*Montar
um livrinho do alfabeto.
*Cartão
para o Seu Alfabeto: discutir: como deve ser um cartão, o que é necessário ter.
*Caixa
do Seu Alfabeto para trazer uma surpresa com a letra do alfabeto que levou.
*Brincadeira:
Vou à festa do Seu Alfabeto e vou levar um presente, o que levarei? Segredo: a
criança só pode levar uma coisa que inicia com a primeira letra do seu nome.
*Registro
por escrito da brincadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não saia sem deixar seu comentário.