sexta-feira, 8 de julho de 2011

A INSERÇÃO DA PESQUISA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Encontrei este texto da prof. Rita que reforça meu questionamento frente as dificuldade de se trabalhar pesquisa na escola.

Compreendemos que já no Ensino Fundamental, por meio da pesquisa, podemos engatilhar um movimento que nos torna capazes de compreender a realidade, ampliando nossa capacidade de compreender fenômenos e produzir conhecimentos. Após pesquisa emalgumas escolas, constatamos que professores e alunos estão despreparados e desprovidos de teoria e prática para realizar pesquisa. Identificamos que os professores e alunos não têm um conceito bem elaborado sobre o que seja pesquisar. Percebemos que para eles pesquisar seja simplesmente consultar materiais diversos, e estão se utilizando apenas de alguns procedimentos que integram a pesquisa. Por outro lado, constatamos que os professores destacam a importância de inserir a pesquisa no cotidiano escolar, mas não a realizam justificando o dispêndio de tempo que entendem ser necessário para realizá-la e reforçam o conteúdo transmitido como centralidade no processo de ensinar. A pesquisa, por envolver o pensar, a reflexão crítica, o fazer, o reconstruir constante é também importantíssimo no processo de ensinar.
  Rita Buzzi Rausch